Utilização de Toxina Botulímica – Botox

Em 1895 Émile Van Emergem, Professor Universitário no Instituto Robert Koch isolou e cultivou a bactéria Clostidiumm Botulimico, que produz a Toxina Botulimica (TB) . Em 1925, EdwardJ . Schantz fez a primeira produção clinica.

Foi Alan B.Scott de S.Francisco que, em 1977, para corrigir o Estrabismo Blefarospasmo, fez a primeira aplicação de Toxina Botulímica. Foi também Scott que injectou TB para o Torticollis.

Cosmética

Richard Clark, cirurgião plástico foi o primeiro a usar T.B para corrigir assimetrias da face. Em 2002, foi aprovado pela F.D.A o uso de T.B Cosmétic Tipo A para correcção de rugas moderadas a profundas na globeta (testa) entre as sobrancelhas.

Dor Crónica

William Binder descobriu que pacientes que sofriam dores crónicas na face, viam estas dores aliviadas com os tratamentos de cosmética com a TB.
Em 2010, a F.D.A aprovou a injecção da T.B como tratamento preventivo da Migranha Crónica.

Nomes Comerciais:

Botox Allergan
Dysport
Xeomin MegPharma

O Botox, como é comumente chamado, pode ser de várias marcas, sendo que todos têm a mesma substância. Existem várias Toxinas Botulimicas sendo as mais utilizadas as tipo A e tipo B. O mecanismo de acção é interferir na Sinapsis da placa motora. Como resultado, produz um relaxamento dos músculos onde é aplicada, daí ser usada para vários fins como espasmos musculares dolorosos, migranha crónica e cosmética. A aplicação da TB foi ampliando as suas aplicações cosméticas e hoje utiliza-se para disfarçar as rugas na globeta (testa), lábio superior, em redor dos olhos e as rugas na platisma.
A aplicação terá de ser cuidadosa, em pequenas doses. O paciente deverá informar o médico se está sobre alguma medicação, se tem algum tipo de alergias e que outros produtos já injetou anteriormente na face. Este é um tratamento reversível em que os efeitos podem durar 4 a 8 meses. Todos os tratamentos chamados medicina estética devem sempre ser reversíveis. A TB é um excelente tratamento cosmético sendo o mais divulgado e mais aplicado pelos médicos bem treinados. Não tem complicações e os resultados são visíveis após 72h

Na Clinica Jaime Lancastre Freitas usa-se o Botox (Allergan) Plc. A aplicação é feita em pequenas doses numa zona em que se pretenda relaxar um músculo, o que acontece ao fim de 72 horas e dura aproximadamente 6 a 8 meses.

Cosmética:

Usa-se para eliminar as chamadas rugas de expressão que são as mais superficiais.

383231_153764111388025_1727314542_n-240x230