O sistema linfático é uma rede aberta, composta por vários vasos capilares. É um mecanismo de defesa do organismo, que protege o corpo contra doenças e ajuda na expulsão e destruição de substâncias tóxicas. A principal função do sistema linfático é a de transporte de linfa para todo o corpo e defendê-lo de muitas doenças infecciosas.

A drenagem linfática manual é realizada com manobras suaves, rítmicas e superficiais com movimentos de deslizamento sobre o trajeto dos vasos linfáticos e de compressão na região dos nodos (gânglios).

Benefícios da Drenagem Linfática Manual

De uma forma geral a Drenagem Linfática Manual regula o equilíbrio do organismo, melhora e estimula as defesas do sistema imunológico. Atua na circulação de retorno, tendo um efeito desintoxicante do organismo. também actua no sistema nervoso, promovendo um estado de tranquilidade. contribui de forma significativa para baixar a pressão sanguínea. Tem também efeitos muito importantes na estimulação da função renal, regulação das funções intestinais e estimulação do sistema linfático.

Indicações para a drenagem linfática manual

Em muitos dos estados pré e pós operatório, a Drenagem Linfática Manual deve ser usada. Também pode trazer grandes benefícios em situações específicas como Edemas, Varizes e até Acne. em situações como pernas cansadas e pesadas a Drenagem Linfática Manual actua de forma muito eficaz. Também é uma forma importante de reduzir e até eliminar a Celulite.
Em situações mais complexas tais como Artrose, artrites ou Hematomas os nossos técnicos conseguem resultados muito positivos.
Em casos mais correntes, tais como dores menstruais, stress, cansaço, insónia, ansiedade, a Drenagem Linfática Manual obtém resultados muito positivos
Em situações menos frequente como obstipação, ansiedade, fibromialgia, hipertensão, também se conseguem muito bons resultados sem necessidade de utilização de medicamentos que têm sempre resultados colaterais.
Contribui de forma muito importante para a eliminação de ácido láctico.
Em termos de estética a Drenagem Linfática Manual tem um papel muito importante na eliminação de rugas, flacidez e adelgaçamento de algumas partes do corpo. É também um instrumento auxiliar nos tratamentos de emagrecimento.

Contra indicações

Nos casos a seguir descritos, não devemos utilizar esta técnica
Infecções Agudas, Asma, Inflamações, Hipertiroidismo, Cancro, Insuficiência cardíaca, Hipotensão, Leucemia, Gravidez ou Tuberculose Ganglionar.

drenagem-linfatica-manuual    drenagem-linfatica-2