dental-office1

 

A Estomatologia é uma especialidade Médica que tem como finalidade oral prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade e no complexo maxilo-mandibular. Também é atribuição do Estomatologista estar atento para o diagnóstico, e o devido encaminhamento ao Médico, de doenças sistémicas que possam apresentar manifestação na boca, ou que possam exercer alguma influência ou interacção negativa com o tratamento odontológico.

Prevenir significa a promoção da saúde e a protecção específica, prevenção primária. Indiscutivelmente são as formas mais efectivas de prevenir os agravos à saúde. Em Estomatologia, a promoção da saúde pode ser conseguida através de acções educativas, tentando-se mudar valores e comportamento do paciente. Assim, a orientação ao paciente quanto aos malefícios do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, da importância de uma boa higiene e saúde bucal, da integridade dos elementos dentais e aparelhos protéticos, os benefícios da alimentação balanceada, orientações quanto a importância e técnica de auto-exame, são alguns exemplos que, se levados a efeito, podem evitar o aparecimento de inúmeras doenças.

Para se viabilizar o diagnóstico precoce é necessário algum esforço do profissional no sentido de criar oportunidades para esse objectivo. Em outras palavras, o profissional, Estomatologista, ao abordar o seu paciente, deve preocupar-se inicialmente em constatar a normalidade, e diante de qualquer alteração, implementar a metodologia clínica necessária para o equacionar do diagnóstico. Desta forma, ele estará criando oportunidades para que uma das metas mais importantes na área da saúde seja atingida, o diagnóstico precoce, o que determinará acções terapêuticas mais eficientes e com um menor custo.

A Estomatologia é uma especialidade que exige daquele que a ela se dedica, um estudo contínuo das bases científicas inerentes a sua actuação, desenvolvimento do raciocínio lógico, senso crítico, além de oferecer uma oportunidade para se cultivar os valores humanísticos que sempre devem ser exaltados na relação profissional-paciente.